terça-feira, 2 de maio de 2017

Lido: Memory Recall

Aparece a seguir nesta antologia uma história portuguesa que, tanto quanto eu saiba, é inédita em português. O título é Memory Recall, e foi escrita por Regina Catarino. Trata-se de uma história de ficção científica, em ambiente de space opera, e assim começa logo a colidir com o meu gosto pessoal pois, como não me canso de repetir, não acho esse subgénero particularmente interessante. Mas mesmo assim, há alguma diferença entre as space operas modernas de um Baxter ou até de um Hamilton, e este conto, que se lê quase como uma fanfic de Star Trek.

A história em si até poderia ter interesse se tivesse sido escrita de outra forma. A narradora-surpresa, revelada no final, podia ser uma cereja no topo do bolo, a rematar a coisa com uma piscadela de olho ao leitor, mesmo numa história de space opera bastante típica, passada numa nave cuja missão é transportar uma carga misteriosa que a vai meter em problemas. Mas a forma de contar a história que a Regina escolheu é tão antiquada que os pontos positivos que o conto possa ter nada conseguem fazer para o salvar. Especialmente seguindo-se a duas histórias literariamente muito fortes, o que só amplia o contraste. É pena.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.