domingo, 19 de março de 2017

Lido: O Duelo que não Aconteceu

Ainda incluído na secção de artigos, João Ventura apresenta uma brevíssima historinha, escrita num estilo razoavelmente semelhante ao de um artigo de jornal, sobre uma disputa entre dois cientistas que quase degenerava em duelo. Mas não, acabou por ser apenas O Duelo que não Aconteceu porque, enfim, um homem não é de ferro. Mesmo se cientista.

Quem já conhece o que Ventura escreve não se surpreenderá por encontrar aqui a sua habitual ironia e brevidade narrativa, ajudadas por um uso rigoroso das potencialidades do steampunk. Também positiva é a adequação da ideia à extensão do texto, pois aquela parece realmente não dar muito mais pano para mangas do que o que aqui se desenrola.

Por outro lado, o facto de a ideia não parecer dar para mais que página e meia (em tipo grande) ajuda a fazer com que esta história não tenha grande impacto; é uma historinha morna e divertida mas disso não passa, ficando algo longe dos melhores contos que Ventura já publicou.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.